Biblioteca Irmão Francisco
Nossa biblioteca homenageia o primeiro sucessor de Marcelino Champagnat (1879-1841), o Ir. Francisco (François Rivat, 1808-1881). Francisco foi um grandes sintetizador do conhecimento geral (botânica, medicina, matemática, astronomia, teologia, espiritualidade, etc.) e do cotidiano dos Irmãos Maristas, acumulando ao longo da vida mais de 5 mil páginas manuscritas, entre cadernos temáticos, relatórios, diários e cartas.
A Biblioteca Ir. Francisco está em constante aprimoramento, pretendendo se consolidar como um importante centro de memória e pesquisa do patrimônio histórico, pedagógico, espiritual e cultural marista. Possui também uma reserva técnica onde estão salvaguardadas obras raras sobre a história marista e espiritualidade francesa dos séculos XVII em diante. Além disso, a biblioteca promove a digitalização em alta resolução de títulos raros ou deteriorados. A biblioteca mantém intercâmbio com outras da Rede de Centros de Memória Marista da Região América-Sul, bibliotecas parceiras e arquivos europeus.
O acervo da biblioteca está atualmente segmentado em três grandes áreas: 1) Coleções históricas da Sociedade de Maria e Instituto Marista. 2) Mariologia e espiritualidade marista. 3) Pedagogia marista.